24.3.07

profissão: criança

das 9 da manhã às 5 e meia da tarde (8 horas e meia por dia), uma criança de 7 anos tem, em média, uma hora para almoçar, 6 horas para aprender e pouco mais de uma hora para brincar.
desde logo, as 8 horas por dia fazem-nos lembrar o horário de quem trabalha. os pequenos lanches, porque o tempo de brincadeira é escasso, são comidos apressadamente antes de se começar a brincar ou, pelo contrário, são comidos nos intervalos das respirações rápidas próprias de quem vem de brincar mas já devia estar a “trabalhar”.
como se não bastasse, ouviu-se hoje na rádio a vice-presidente da confap (confederação nacional das associações de pais) defender uma escola aberta das 7 da manhã às 8 da noite... sim senhor! eu até sugeria dormitórios para as crianças. assim, os pais que não pudessem oferecer tempo de qualidade em família aos seus filhos, deixavam-nos lá a dormir, a comer, a tomar banho, a fazer os tpc, a ver uns desenhos animados e a jogar playstation ou computador. ou seja, bom, bom, era uma escola a funcionar 24 horas por dia, 5 dias por semana (em alguns casos, quiçá, a funcionar também aos sábados até à uma da tarde!). se assim fosse, os pais já podiam ser pais apenas para as coisas boas e em espaços de tempo em que isso lhes fosse conveniente!
tenho a perfeita noção, não sendo pai, que posso estar a ser altamente injusto. contudo, partilho dessa opinião que diz que a escola ensina mas os pais educam. mas, mais importante do que isso, é preciso deixar os putos brincar e dar-lhes tempo para o fazerem livremente!

3 comentários:

ana disse...

Concordo, em absoluto, com tudo o que aqui afirmas! É a triste realidade que temos! Pais que se desresponsabilizam da tarefa de educar, e pior, do gozo de amar os próprios filhos! Porque é preciso disponibilidade para amar e, hoje, ninguém tem tempo para nada.

sr disse...

já tentei comentar este post umas 3 vezes... não consigo...
sinto-me culpada, mas tb culpo!
(xiiii que nervos dkfcebh+'0lºoujh knjf3k,º+....kjhnl sssssssss)

João disse...

:( ... culpa a malta do blogger...