2.4.08

a escola outra vez

pronto, é oficial, há um novo tema forte, uma nova moda noticiosa que vai durar mais uma semanita ou duas: indisciplina! violência na escola! pena é que o assunto tenha sido trazido a público a custo dos dramas pessoais de uma professora e uma aluna, do sangue suor e lágrimas de duas mulheres desgraçadas pela gracinha de um ou dois putos reguilas que filmaram e tornaram o drama público.

é, vamos ter indisciplina e violência por mais uns dias, vamos ter escolas a vender as notícias aos jornalistas, vamos ter minutos a fio de indisciplina e violência, vamos ter os testemunhos de quem vive de perto a notícia, vamos ter a análise de profissionais da educação, da saúde mental e, claro, a análise de profissionais da crítica.

é, vamos ter mais uns dias disto como se tivesse sido um choque para um país inteiro. um país de alunos indisciplinados, de professores mal-formados para lidar com alunos do século XXI e um país de pais que esperam que a escola ensine, eduque, proteja e mime os seu filhos. espera-se que a escola, além de ensinar, torne os filhos da sociedade em cidadãos exemplares, tá certo…

é, vai-se continuar a falar de violência e indisciplina mas o princípio do respeito, esse nobre princípio, vai continuar a ser acessório – se for - nas horas de notícias e teorias que ainda hão-de vir… é pena

Sem comentários: