16.11.07

é um café e uma revolução sff

... por milhares de causas sempre renovadas, pela aquisição de uma multidão de conhecimentos e de erros, pelas mudanças que se dão na constituição dos corpos e pelo choque contínuo das paixões, por assim dizer mudou de aparência a ponto de tornar-se quase irreconhecível e, em lugar de um ser agindo sempre por princípios certos e invariáveis, em lugar dessa simplicidade celeste e majestosa com a qual seu autor a tinha marcado, não se encontra senão o contraste disforme entre a paixão que crê raciocinar e o entendimento delirante. [Rousseau. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, p. 227] (daqui)

rousseau defendia o choque e a revolução como impulsionadores de mudança social. sem querer aprofundar muito a teoria (até porque os anos passados sobre as riquíssimas aulas de filosofia já desgastaram o que na altura estava bem presente), gostava de dizer que se exige uma revolução neste belo país, exige-se uma revolução neste país melancolicamente espraiado no atlântico.
numa altura em que alguns iluminados, viciados em números e estatísticas, defendem que a filosofia deve sair dos programas do ensino complementar, eu, humildemente, defendo que a filosofia deve ser disciplina obrigatória em todos os cursos superiores. porque somos o que as coisas do pensamento fazem de nós, porque evoluímos pensando e pensamos evoluindo, porque ainda se faz muito sem se pensar, ou, caso se pense, se faz egocentricamente, porque somos Humanos que buscam a perfeição (quer queiramos, quer não), urge saber pensar, pensar sobre o que somos, pensar sobre o que queremos e para onde queremos ir. porque crescemos a pensar e porque não somos todos eremitas, temos que habituar-nos a pensar e a fazê-lo em conjunto, conversando, discutindo, debatendo, “guerreando” se tiver que ser… mas pensar! está instalada uma crise de valores na nossa sociedade? não sei… mas se está, é porque algures no tempo deixámos de pensar nas coisas que são realmente importantes.

aproveitando esta embalagem revolucionária (que agora me começa a soar a mais um daqueles devaneios que servem para pouco mais do que entreter), aproveitando esta embalagem, defendo também o ensino da língua portuguesa em todos os cursos superiores! tenho a sensação que nem sequer vale a pena explicar porque defendo isto… basta lembrarmo-nos de um ou outro doutor/engenheiro e de meia dúzia de palavras escritas (ou ditas)… enfim…

o problema deste pequeno país, deste país pequeno, o problema não é o défice, o argumento de quarenta anos de ditadura também já não chega para explicar o “atraso”, já não faz sentido dizermos que estarmos quase isolados na extremidade deste velho continente, na cauda da europa também geograficamente. já não faz sentido arranjarmos desculpas para este “atraso”, não nesta aldeia global. o problema? o problema é que não sabemos (como) pensar e mal sabemos ler ou escrever… fica então a fórmula: Filosofia + Português = Riqueza

6 comentários:

ana disse...

Bem pensado + Bem escrito!
Beijo.

João disse...

:) + :*

MRsK disse...

1/2 pensar + 1/2 acção = 1/2 filosofia + 1/2 ciência = 1 equilíbrio = 1 desafio :D ***

João disse...

lol!

Anónimo disse...

clap clap clap
clap clap clap

um forte aplauso para aquele que não desiste de pensar e fazer pensar os outros.

clap clap clap
...

(adoro o tom entusiasta com que acabas este discurso - dei por mim a ouvir umas palmas aqui na minha cabeça)

muitos beijos
cristina

João disse...

(:)))
muitos beijos pa ti tb cristina!