5.2.09

a propósito de princípios

gosto de princípios.

gosto de os ter e de os reconhecer quando os vejo.

gosto da solidez com que sustentam essa coisa vaga chamada personalidade.

gosto deles edificantes sem que sejam estanques.

gosto de saber que os princípios me acompanham pacificamente nesta aventura que se chama crescimento.

camaradas na adaptação (biológica, social, pessoal ou outra qualquer), os princípios são como que faróis em dias de nevoeiro ou cordas penduradas no abismo.

mesmo assim…

gosto ainda mais de saber que são eles que me pertencem, não o contrário.

gosto que não me digam quem sou nem como devo ser.

gosto de ser eu a gerir esta relação interior em função daquilo que considero justo, correcto, ou qualquer outro valor do mesmo calibre.


(por pensar como penso, não significa que não haja desequilíbrios de poder de quando em quando… às vezes saio a perder e outras vezes sou coisas que andam longe do justo ou correcto).  

2 comentários:

Anónimo disse...

a propósito de princípios...sugiro-te que vás ver o Valquíria, está cá, penso que podes gostar, eu achei muito bom.

João disse...

conheço muito bem essa história dos homens que ousaram enfrentar o monstro em nome dos seus princípios. foi a 41ª tentativa de assassinato... é pena que a reunião tenha sido adiantada e não tenha dado tempo para armar a segunda bomba (ou talvez não porque só assim o mundo enfrentou a verdadeira ira e aprendeu com isso... espero...). quanto ao filme, pensei que já não havia cinema em évora... tava à espera que saísse em dvd para ver no sofá... deixa ver...