21.9.07

remar

será que à medida que vamos envelhecendo nos vamos cansando de remar contra a corrente? perderemos fôlego a cada derrota, a cada queda, a cada desilusão? ou será que, pelo contrário, saímos fortalecidos a cada cicatriz sarada e voltamos a remar, remar e remar. estaremos também cada vez menos disponíveis para aprender com o outro? com humildade? perderemos à medida que vamos envelhecendo, a visão lúcida do trabalho a fazer para que as coisas evoluam, andem p’rá frente? perderemos tacto? sensibilidade? perderemos a luta contra o comodismo, o facilitismo e o deixa andar? será? será que enfraquecemos também espiritualmente?
talvez dependa de alguma coisa interior, talvez não seja regra, acredito que não, acredito que é preciso ser-se muito forte para se aguentar o envelhecimento com os olhos postos no futuro e os esforços no presente, mas há quem o faça. acredito que muitos deles acabarão por desistir, eu próprio o farei. mas também acredito que outros só desistirão quando o futuro deixar de existir. vejo-os, poucos, sei, mas vejo-os à minha volta. vejo-os a lutar de dia em dia, a lutar muitas vezes acompanhados pelo cansaço da tristeza e da desilusão, a lutar todos os dias contra ventos e marés, tempestades e nortadas, a lutar para simplesmente sobreviver a este início de séc. XXI, mas a lutar. fatigados, exaustos mas de pé, a lutar, a ser exemplo para os demais.
os que não desistem, os que querem o bem e o praticam todos os dias, esses, bem hajam pelo exemplo que são.

1 comentário:

n disse...

é muito duro levar a vida pra frente sem desistir de nada nem de ninguém, sobretudo sem desistir de nós.
eu tenho dias em que me apetece dizer ao mundo, em letras garrafais, DESISTO! NÃO QUERO MAIS!
TOU SEM FORÇAS!
( hoje é um desses dias)
Abraço João. Gostei da tua reflexão, e oxalá ela me permita olhar o amanhã com outros olhos.