1.2.07

diálogo tardio com a consciência que cá vai

estive quase a ser egoísta. estive quase a escrever sobre a solidão dos presidentes. mas não, não o fiz, levei imediatamente um puxão de orelhas da consciência que me perguntou:
- a solidão dos presidentes?! então e os outros combatentes, sim, aqueles que a dada altura decidiram embarcar numa luta que começou por ser só tua??? não me venhas falar de solidão ó meu grande merdas!
respondi:
- tens razão consciência... mas eu ia falar de uma solidão que me assalta aqui e ali, e que ali, há pouco, naquele lugar destacado de tudo o resto, me fez sentir só, a ser julgado, só.
- não serás tu que procuras ver o julgamento dos outros?
- não, eu procuro saber se é este o caminho que a tal luta deve tomar, procuro saber se há outros que entendem e querem a luta pela qual dou a cara.
- outros?
- sim, outros para além daqueles que não só abraçaram a luta como dão do seu "sangue, suor e lágrimas", os outros por quem lutamos. entendes consciência?
- não, já assumiste o meu papel... como é que queres que entenda?
- deixa-te de merdas e deixa de jogar à defensiva, estava só a expor a análise que faço da coisa.
- e precisas então de saber se há, para além de ti e dos teus, se há outros que acreditam na luta?
- não, eu poria as coisas d'outra forma: eu TENHO que acreditar que o caminho que a luta toma, é o caminho que a maioria deseja, só isso.
- ah, a maioria e a sua mania de democracia...
- pois... às vezes esquecemo-nos que a política não é só para os políticos...
- olha, eu cá p'ra mim fazia como os gregos quando inventaram a democracia?
- ?
- simples: todos os cidadãos são chamados (por sorteio) pelo menos uma vez na vida a governar o estado e a cumprir um mandato.
- tá bem mas atenas era só uma cidade, além disso, havia de ser bonito com os cromos todos que cá temos!

1 comentário:

MRsK disse...

um dia li que solidão é perdermo-nos de nós mesmos ao ponto de não encontrarmos a nossa alma. e talvez seja apenas quem cuida da sua alma (e às vezes da alma dos outors) que se sente, por vezes, só. em atenas talvez se cuidasse mais da alma do que nos dias e espaços de hoje... o que me leva a pensar que seriam mais o que estariam capacitados para tal missão humana.

beijo grande de boa noite*