30.3.07
29.3.07
27.3.07
sobre viver
sobreviver é também sobreviver, como se à vida, a vivêssemos de sobra, como se lhe bebêssemos tanto, tanto, que mergulhamos sempre até ao fundo em todas as suas dimensões.
às vezes, tenho a sensação que o cepticismo e a racionalidade, quando se misturam, fazem-no só para nos complicarem essa vida.
24.3.07
profissão: criança
das 9 da manhã às 5 e meia da tarde (8 horas e meia por dia), uma criança de 7 anos tem, em média, uma hora para almoçar, 6 horas para aprender e pouco mais de uma hora para brincar.
desde logo, as 8 horas por dia fazem-nos lembrar o horário de quem trabalha. os pequenos lanches, porque o tempo de brincadeira é escasso, são comidos apressadamente antes de se começar a brincar ou, pelo contrário, são comidos nos intervalos das respirações rápidas próprias de quem vem de brincar mas já devia estar a “trabalhar”.
como se não bastasse, ouviu-se hoje na rádio a vice-presidente da confap (confederação nacional das associações de pais) defender uma escola aberta das 7 da manhã às 8 da noite... sim senhor! eu até sugeria dormitórios para as crianças. assim, os pais que não pudessem oferecer tempo de qualidade em família aos seus filhos, deixavam-nos lá a dormir, a comer, a tomar banho, a fazer os tpc, a ver uns desenhos animados e a jogar playstation ou computador. ou seja, bom, bom, era uma escola a funcionar 24 horas por dia, 5 dias por semana (em alguns casos, quiçá, a funcionar também aos sábados até à uma da tarde!). se assim fosse, os pais já podiam ser pais apenas para as coisas boas e em espaços de tempo em que isso lhes fosse conveniente!
desde logo, as 8 horas por dia fazem-nos lembrar o horário de quem trabalha. os pequenos lanches, porque o tempo de brincadeira é escasso, são comidos apressadamente antes de se começar a brincar ou, pelo contrário, são comidos nos intervalos das respirações rápidas próprias de quem vem de brincar mas já devia estar a “trabalhar”.
como se não bastasse, ouviu-se hoje na rádio a vice-presidente da confap (confederação nacional das associações de pais) defender uma escola aberta das 7 da manhã às 8 da noite... sim senhor! eu até sugeria dormitórios para as crianças. assim, os pais que não pudessem oferecer tempo de qualidade em família aos seus filhos, deixavam-nos lá a dormir, a comer, a tomar banho, a fazer os tpc, a ver uns desenhos animados e a jogar playstation ou computador. ou seja, bom, bom, era uma escola a funcionar 24 horas por dia, 5 dias por semana (em alguns casos, quiçá, a funcionar também aos sábados até à uma da tarde!). se assim fosse, os pais já podiam ser pais apenas para as coisas boas e em espaços de tempo em que isso lhes fosse conveniente!
tenho a perfeita noção, não sendo pai, que posso estar a ser altamente injusto. contudo, partilho dessa opinião que diz que a escola ensina mas os pais educam. mas, mais importante do que isso, é preciso deixar os putos brincar e dar-lhes tempo para o fazerem livremente!
22.3.07
20.3.07
teocentrismos, geocentrismos, heliocentrismos & egocentrismos: capítulos de uma humanidade à procura do melhor "centrismo"
começámos por ter na natureza os deuses do universo.
pusemos figuras humanas a dominar as forças daquela natureza e acabámos por encontrar um homem de carne e osso, o deus (ou o seu filho, ou não) que domina qualquer força (até a da morte).
até copérnico ter reparado (e galileu confirmado) que o sol não se mexia mas era a terra que girava em seu redor, era mais fácil explicar o inexplicável.
luta após luta, os deuses foram perdendo cada vez mais terreno até que a humanidade, cansada de ser deixada para segundo plano, explora o desconhecido e explode nas artes uma nova forma de se olhar a si própria:
nem natureza, nem deuses, nem sóis nem terras, é a humanidade quem deve estar no centro de tudo, uma humanidade renascida.
o problema: a coisa tornou-se tão humana, que cada um acabou por atirar para o centro de tudo o seu ego.
16.3.07
what's the point?
- what's the point of the previous post?
- none...
- none?
- it was written by the whiskey...
- oh... i see... and now that you hangover, how do you feel looking at it?
- i feel like erasing it...
- dont do that!
- why not?
- because it's pointless.
- so is the post...
- so dont make it pointless twice.
- ok.
- none...
- none?
- it was written by the whiskey...
- oh... i see... and now that you hangover, how do you feel looking at it?
- i feel like erasing it...
- dont do that!
- why not?
- because it's pointless.
- so is the post...
- so dont make it pointless twice.
- ok.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




